Como planejar um Safári em 5 passos.

Atualizado: 7 de ago.

O Safari é uma das experiências mais icônicas e mais procuradas por viajantes que estão a caminho da África do Sul. Se você está planejando a sua viagem, e busca uma experiência única de contato com a natureza e a vida selvagem, neste post nós vamos te ajudar a planejar o seu Safari em apenas 5 passos.




A África do Sul é o destino de safári mais acessível e bem equipado para brasileiros. Com opções para todos os gostos e bolsos, o país é ideal para quem procura experiências autênticas de interação com a natureza de forma responsável, em muitas áreas livres de malária.


Você poderá observar vários tipos de animais em seu habitat natural, especialmente os conhecidos “Big Five” (búfalo, elefante, leão, leopardo e rinoceronte). Prepare-se para uma experiência como nenhuma outra. Em minutos é possível contemplar a natureza com tranquilidade e logo depois ver um animal ser devorado brutalmente por outro. Também pode acontecer de passar por longos momentos sem conseguir ver nada. Safári é sempre uma incerteza, então é bom estar pronto para tudo o que a natureza tem a oferecer.


Existem diversos tipos de Safari e é muito importante que você conheça as opções para definir o formato ideal para a sua viagem. Se quiser conhecer tudo sobre Safaris na África do Sul no nosso guide você encontra dicas, roteiros, comparativos e a localização dos principais Parques Nacionais e Reservas Privadas.


Para começar imediatamente a planejar a melhor experiência da sua vida, listamos aqui os 5 passos para fazer um safári na África do Sul. Bora conferir?




1. Defina Prioridades


Antes de mais nada defina a importância do Safari na sua viagem, e quanto tempo você pretende dedicar para viver essa experiência. Existem roteiros mais simples em que você pode fazer um Game Safari de apenas um dia, assim como existem outros roteiros em que você pode ficar até uma semana vivendo na natureza selvagem.


É claro que o tempo de duração vai influenciar em questões como investimento e também na probabilidade de você avistar mais animais, além de vivenciar uma experiência mais completa. A quantidade de dias disponível para o Safári também pode ser um fator decisório na hora de escolher o local mais adequado, e também os seus deslocamentos internos durante a viagem.



2. Defina o investimento


Uma vez que você já sabe quantos dias tem disponíveis, faça um calculo estimado de quanto está disposto a investir por dia. Como já falamos aqui, existem Safaris que cambem em todos os orçamentos, e isso é realmente verdade. As opções na África do Sul são praticamente infinitas, por isso mesmo o fator financeiro é um excelente filtro na hora de buscar o melhor custo benefício.


O preço médio de uma diária de Safari para duas pessoas fica entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00, mas existem opções budget com valores mais baixos onde você pode se hospedar em Glampings no meio da savana e também opções luxo com valores mais altos, porém com uma experiência totalmente exclusiva e diferenciada.


Alguns Lodges são verdadeiros complexos hoteleiros e dispõem de uma infraestrutura completa de lazer e bem estar que fazem inveja aos melhores resorts do Brasil e do mundo. Você pode optar por pacotes são all inclusive, que incluem todos os custos de alimentação e games de safari durante a estadia. Também há opções onde você pode reservar só a acomodação e tem disponibilidade de escolher os safáris que vai fazer e onde vai comer. Todos esses fatores influenciam diretamente no preço pago e devem ser levados em consideração na hora de definir o investimento e decidir a melhor opção.



3. Defina o roteiro da viagem


Além da experiência de Safári, qual o seu roteiro de viagem? Que cidades vai visitar? Quais experiências gostaria de viver? Você pode organizar o seu roteiro de duas formas: priorizando o Safári e planejando tudo em função dele ou incluindo-o juntamente com outras experiências, isso vai depender da importância dessa experiência pra você, como já falamos no passo número 1.


Na África do Sul tanto as Reservas Privadas quanto os Parques Nacionais estão localizados em regiões específicas do país, que exigem longos deslocamentos, seja partindo de Cape Town ou Johanesburgo. Esse deslocamento pode ser terrestre ou aéreo.


Por terra, dá pra ir de carro alugado, com transfers contratados ou com o transporte oferecido pelos próprios hotéis. Pra quem prefere avião e está disposto a gastar um pouco mais, há aeroportos na Região do Kruger que vão te fazer economizar algumas horas de viagem.


O Parque Nacional mais conhecido da África do Sul é o Kruger National Park, que fica a mais ou menos 5 horas de carro de Johannesburgo. É onde estão a maioria dos hotéis e lodges de safari do país e onde você terá uma maior variedade de experiências para escolher. Você poderá sobrevoar a savana de balão, fazer safaris noturnos, a pé, ver pássaros e muito mais.


Até aqui você já conseguiu definir a quantidade de dias, o investimento e a localização. Você está cada vez mais perto da sua experiência de Safári.



4. Reserva Privada X Parque Nacional


Os parques nacionais são de propriedade do Governo da África do Sul. São muito maiores em extensão que as reservas privadas. São grandes centros de conservação e preservação da vida animal.

Os animais estão livres, vivendo em seu habitat natural. É sempre uma surpresa e os amantes da vida selvagem vão se encantar com essa experiência super autêntica.


Você não precisa estar hospedado dentro do Parque Nacional para ter acesso a ele. Qualquer pessoa pode visitar mediante o pagamento de uma taxa. Aqui, é possível fazer o self drive safari, onde você dirige o seu próprio carro, no seu próprio ritmo e também há várias opções de games feitos em carros abertos com guias locais. O horário de funcionamento é bastante rígido e o parque fecha cedo, inviabilizando o safari noturno.


As Reservas Privadas são grandes fazendas e todos os safaris são realizados dentro da propriedade. Os animais das reservas são monitorados e acompanhados de perto pelos guias e veterinários locais. Geralmente são animais resgatados, em processo de reabilitação para retorno à natureza.

Para quem quer garantir a vista dos Big 5, esse é o melhor tipo de safari. Os guias são treinados para identificar a localização dos bichos e otimizar o tempo do game para que você possa ver a maior quantidade de animais.


As acomodações e infraestrutura são geralmente mais luxuosas e além do safari, você pode vivenciar experiências gastronômicas, relaxar num spa e até nadar numa piscina onde elefantes bebem água.

Como o safari é feito em propriedade privada, estão disponíveis safaris a pé e à noite. Em compensação, os únicos carros autorizados a percorrer a savana são os da própria reserva, não sendo possível fazer o self drive safari.


Reserva Privada e Parques Nacionais oferecem experiências completamente diferentes entre si. Mas isso não significa que você precisa escolher entre uma e outra na sua viagem de safari. É perfeitamente possível mesclar uma estadia em reserva privada e fazer um dia de safari dentro do parque Nacional, ou vice versa.


5. Perfil e Restrições


Busque Lodges que estejam alinhados ao seu perfil de viagem, necessidades especiais e restrições. Por exemplo: você está viajando em família? Existem crianças pequenas com você? Nem todas as Reservas são Family friendly e a grande maioria requer uma idade mínima para que crianças possam se hospedar ou estar a bordo dos carros de safari.


É um aluno intercambista e está buscando opções budget com outros jovens? Na Cidade do Cabo a própria escola organiza expedições de Safári que podem ser feitas no final se semana, com valores super acessíveis. Se você quiser saber mais sobre esta opção clique aqui.


Tem restrições com relação a fluência na língua e precisa de uma ajudinha especial em português? Existem algumas opções de safari com esse suporte, ou mesmo a opção de contratar um guia local que fale português para te acompanhar durante toda a experiência, assim você não corre o risco de passar perrengue por lá.



Pronto, agora você já sabe exatamente do que precisa e assim fica bem mais fácil de encontrar o Safari perfeito para você. Agora se você ainda tiver dúvidas ou quiser conversar um pouco melhor sobre as suas expectativas entre em contato com o Let’s Team aqui na página, vamos te ajudar em tudo que você precisa.


E ai, bora?


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo