top of page

Estou embarcando para Malta: O que preciso saber?



Oie Let’s Borer! Se você está pronta para se jogar em uma nova experiência de intercâmbio, Malta é o destino perfeito. Com suas praias paradisíacas, cultura vibrante e clima mediterrâneo, esse pequeno país insular oferece uma mistura única de aventura, história e diversão. Antes de pegar o avião, é importante estar preparada e saber por exemplo, o que levar na mala, quais documentos são necessários, como funciona o processo de imigração e a melhor forma de levar dinheiro.


Bora conferir?



Quais os documentos necessários para entrar em Malta?


O processo de entrada em Malta é bastante simples, e, além de todas as vantagens, nós brasileiros podemos permanecer no destino por até 90 dias, enquanto turistas, ou seja, você não precisa passar por processos de visto e outras burocracias nesse sentido. A listinha básica para entrada é:



  1. Passaporte válido: Certifique-se de que seu passaporte esteja válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada em Malta. Verifique também se ele possui espaço suficiente para carimbos de imigração.

  2. Comprovante de Vacinação: É necessário também apresentar o comprovante de esquema vacinal completo contra a Covid. No App Connect SUS você pode emitir o documento de comprovação em pdf e já na versão em inglês, justamente para viagens;

  3. Certificado de Vacinação e Profilaxia: Além da vacinação contra Covid, é necessário também ter tomado a vacina contra a febre amarela e emitir o certificado de vacinação internacional, pelo site da ANVISA, clique aqui para saber mais;

  4. Seguro viagem: Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável contratar um seguro viagem para estar protegida em caso de imprevistos, como problemas de saúde ou extravio de bagagem.


O que devo levar na minha mala de viagem?


A ilha é justamente conhecida por seu clima agradável e ensolarado praticamente o ano inteiro, no entanto ainda existe um curto período de inverno, que acontece entre os meses de Dezembro e Março. Neste período as temperaturas mínimas chegam próximas aos 10ªC e o volume de chuvas também é bastante alto, porém, se você quer escapar do inverno e pretende embarcar em períodos de sol e clima agradável, aqui vão nossas dicas:



  1. Roupas leves: Malta é conhecida por seu clima quente e no verão, entre Jun e Set, as temperaturas podem ficar bastante altaaaas, então leve peças leves, como shorts, saias, vestidos e blusas frescas. Lembre-se de incluir um bom par de sandálias confortáveis para explorar a ilha.

  2. Trajes de banho: Com tantas praias deslumbrantes ao redor, você não vai querer perder a oportunidade de pegar um bronzeado e mergulhar no mar cristalino de Malta. Leve pelo menos dois biquínis ou maiôs para aproveitar ao máximo.

  3. Protetor solar: O sol em Malta pode ser bastante forte, então proteja sua pele com um bom protetor solar. Não se esqueça de levar também um chapéu e óculos de sol para se proteger completamente.

  4. Calçados confortáveis: Além das sandálias, traga também um par de tênis confortáveis para explorar as ruas históricas de Valletta, fazer caminhadas ao redor da ilha e se imaginar fazendo parte de Game of Thrones.

  5. Se for viajar em períodos de meia estação ou inverno, inclua jaquetas esquilo corta vento, casacos e calçados fechados, por conta da umidade na ilha, também.

  6. Adaptador de tomada: Malta usa o plugue de três pinos padrão do Reino Unido, então certifique-se de trazer um adaptador de tomada caso seus aparelhos eletrônicos tenham plugues diferentes, afinal, é melhor deixar o celular carregado para as fotos e vídeos que vai fazer.





Como funciona o processo de imigração?


É muito comum que as melhores opções de voo saindo no Brasil não tenham a ilha como destino final, geralmente usamos os países "de acesso" para entrada na Europa, ou como destinos de conexão. Nesses casos, o processo de imigração acontece no primeiro país ao qual você ingressar, os mais comuns são: Itália, França ou Espanha. Não importa se seu processo de imigração acontece nestes países ou em Malta, tenha em mãos seu passaporte e todos os documentos necessários para a sua estadia, como comprovante de matrícula, hospedagem, seguro viagem, passagem de volta e contato de emergência. Prepare-se para responder algumas perguntas básicas, como o motivo da sua visita e a duração da estadia. As autoridades maltesas são geralmente amigáveis, mas é importante estar preparada e fornecer informações claras e precisas.



Como levar dinheiro e usar dinheiro em Malta?


Existem diversas opções para levar dinheiro para Malta. Uma delas é usar um cartão de débito internacional. Atualmente existem várias empresas especializadas neste serviço e que oferecem conta digital, com baixo custo de impostos internacionais e tarifas cambiais muito atrativas. Também é possível usar o seu próprio cartão de débito ou crédito no exterior mas lembre-se de informar seu banco com antecedência sobre sua viagem para evitar bloqueios por suspeita de atividades fraudulentas, e prepare- se para arcar com maiores taxas e impostos.




Outra opção é levar uma quantia em dinheiro em espécie. Certifique-se de trocar sua moeda local pela moeda de Malta, o euro, antes de viajar. Evite fazer a troca no aeroporto, onde as taxas costumam ser mais altas. Procure casas de câmbio ou bancos locais para obter uma taxa mais favorável.


Lembre-se de dividir seu dinheiro em diferentes formas de pagamento, como cartões e dinheiro em espécie, para garantir que você tenha opções caso algum imprevisto ocorra.



Como ficar conectado durante a viagem?


Atualmente existem diversas opções de SIM cards internacionais, próprios para viagens ao exterior, e até aplicativos com SIM Cards virtuais, que possibilita mudar de plano a cada país de forma digital. No entanto, se for permanecer por uma estadia superior a 2 semanas, o ideal é adquirir um SIM Card Pré Pago Local diretamente na Ilha. As operadoras locais mais conhecidas são Epic e Melita.



Agora que você já tem todas as informações essenciais sobre o que levar na mala, os documentos necessários, o processo de imigração, como levar dinheiro e se manter conectado, está pronta para embarcar nessa aventura em Malta. Aproveite cada momento, faça novas amizades, mergulhe na cultura local e desfrute das belas paisagens que a ilha tem a oferecer.


Aproveite ao máximo essa experiência de intercâmbio, explore tudo o que a ilha tem a oferecer e volte para casa com memórias inesquecíveis.


E ai, Bora?


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page