top of page
  • Foto do escritorbrazbab

É seguro viajar sozinho para Cape Town?

Atualizado: 3 de ago. de 2022


A segurança do país de destino é uma das principais preocupações de quem está planejamento viajar, e esta preocupação é ainda mais relevante se você está planejando viajar sozinho. Confira as nossas dicas de segurança para não passar perrengue na viagem.





É bem verdade que a África no Sul não é um dos lugares mais seguros do mundo, e que como já falamos em outros posts – leia 5 motivos para estudar inglês na África do Sul- o país tem muitas similaridades com o Brasil, e isso também vale para questões de segurança.


Claro que alguns viajantes vivenciam experiências negativas, e estas experiências ruins viralizam muito mais e mais rápido do que as experiências boas. Mas elas são a absoluta minoria! Não desanime, ou, se deixe influenciar por relatos negativos sobre Cape Town.


Tomando os cuidados certos, você terá uma viagem inesquecível!



Como é a segurança em Cape Town


Em primeiro lugar, você precisa considerar que Cape Town é uma cidade grande, a segunda maior de um país desenvolvimento, assim como São Paulo e Rio de Janeiro, por isso existe muita desigualdade social e também existe violência, mas como em qualquer outra grande cidade existem locais mais seguros e menos seguros para turistas.


Os bairros de Sea Point e Green Point são áreas bastantes turísticas e muito seguras na Cidade do Cabo. Estes bairros são muito bem policiados e há sempre um grande movimento de pessoas nas ruas. Durante o tempo em que vivi em Green Point eu costumava andar sozinha durante o dia, durante a noite, e algumas vezes de madrugada, e, sempre me senti muito segura. Em Camp’s Bay também é possível andar a pé pela rua principal que é cheia de bares e restaurantes com grande movimento. Esse é o bairro mais nobre da cidade, por isso aqui você encontra diversas opções de lazer, entretenimento e conveniência com toda segurança.


Vocês sabem que sempre trazemos aqui as nossas dicas pessoais, nénw mores? Então vamos lá! Eu particularmente gosto muito de Gardens, que é, sem dúvidas, meu bairro preferido em Cape Town. Essa região está mais próxima do centro da cidade, mas ainda assim é super cool e bastante segura. Aqui você encontra uma vida boehmia, com bastante influência de cultura jovem. Arte, música e moda também são bem presentes. Os preços de hospedagem nessa região também costumam ser mais atraentes do que em Sea Point ou Camp’s Bay, então vale a pena considerar ficar por aqui.


Chegamos ao centro e aqui cidade começa a ficar um pouco mais problemática, como em todo centro de cidade grande, existem pedintes e moradores de rua. É onde a maioria dos incidentes de furto ou roubo acontecem. Aqui é possível andar a pé durante o dia nas ruas mais movimentadas, como a Long Street, Bree, Loop e até mesmo na rua principal do Bokaap. Mas é importante SEMPRE, SEMPRE estar atento aos seus pertences.


As principais ocorrências durante o dia são furtos de celulares e pequenos objetos, que na maioria das vezes podem ser evitados se tivermos mais atenção às nossas coisas.


Já durante noite, principalmente nas imediações da Long Street, é comum ouvir histórias de tentativas de assalto com facas e spray de pimenta. Essa é a rua mais turística da cidade, onde ficam boa parte dos bares e baladas. Está sempre lotada de turistas, é muito comum as pessoas saírem bêbadas, desatentas e os bandidos se aproveitam dessa vulnerabilidade. Então, não se coloque nessa situação!


Mesmo que seu destino final esteja a uma pequena distância, peça um Uber ou Bolt- clique aqui para baixar o Bolt e usar nosso código de desconto ☺- para te levar até lá. O custo é muito barato, além disso você vai estar seguro e evitar futuros gastos muito maiores.



Dicas básicas de segurança


Brasileiros já são naturalmente descolados quando se trata de segurança. Todos nós já conhecemos de cor o que devemos fazer para minimizar os riscos de sermos assaltados.


Quando for viajar para outro país, não se esqueça dessas medidas. Muitas vezes temos uma sensação de segurança maior quando estamos viajando, e é nessa hora que as coisas acontecem.



Então, aqui vão algumas regrinhas básicas de segurança:


  1. Não ande com o celular na mão, ou no bolso de trás da calça;

  2. Não ande com sua câmera profissional pendurada;

  3. Tenha atenção com suas bolsas e mochilas;

  4. Não abra a carteira cheia de dinheiro na rua;

  5. Se algum morador de rua vier conversar ou se aproximar pedindo dinheiro, fale não e se afaste. É triste demais, eu sei. Não são todos, mas, algumas vezes, eles usam desse artifício para te furtar ou tentar um assalto. Então nesse caso, melhor pecar pelo excesso;

  6. Evite andar a pé à noite, de forma geral;

  7. Jamais, nunca, em nenhuma hipótese ande a pé a noite na região central da cidade;

  8. Nos hotéis, evite deixar bens de valor à mostra;

  9. Não deixe seu dinheiro em apenas um lugar, esconda pequenas quantidades de dinheiro em vários lugares diferentes;

  10. Sempre tranque sua mala, de forma segura, para que não seja possível fazer a “cesária”;

  11. Leve sempre uma cópia do passaporte, ela é aceita em todos os lugares. O único lugar onde o passaporte original é exigido é na casa de câmbio quando você for trocar dinheiro.



Seguindo essas dicas e todo o resto que vocês já sabem, você está diminuindo consideravelmente suas chances de ter algum problema relacionado à segurança.


Agora você está pronto para aproveitar o melhor de Cape Town, que é uma cidade maravilhosa e que vai te receber como nenhuma outra.



 


Como é a questão do assédio na África do Sul?


Uma preocupação grande pra nós, meninas que viajam sozinhas, é a questão do assédio. Quando vamos para um país tão diferente culturalmente, sempre fica aquela dúvida se é seguro andar sozinha ou vestir aquele short mais curto.


Eu não vou esconder a verdade de vocês, jamais faria isso. Tento sempre ser o mais sincera possível para que sua experiência lá seja tão incrível quanto a minha foi. Então, para me manter fiel à essa postura, preciso dizer:


Sim! Em Cape Town existe assédio.


Mas é basicamente o mesmo que vivemos e estamos acostumadas aqui no Brasil. Ao andar na rua, algumas vezes você pode ouvir comentários “sobre a sua beleza” ou receber “psius!” e buzinas no trânsito, exatamente como acontece em terras brasileiras. Mas eles nunca te abordam! É apenas a falação mesmo.


Você pode ficar vontade para usar todos os tipos de roupa, incluindo vestidos, shorts, croppeds e transparências, de modo geral a galera é bem aberta e não se preocupa muito com o seu Fashion Style. Sim, você pode receber cantadas, mas é só ignorar ou soltar um F*** off que eles te deixam em paz.


Aqui vale um parêntese importante para falar sobre o bairro de Bo-Kaap, que costuma receber muitos estudantes em Family Hostes. Esta é uma comunidade muçulmana bastante tradicional, aqui você também pode usar qualquer estilo de roupa, mas algumas vezes poderá enfrentar os “olhares julgadores” dos muçulmanos, eles não falam nada, mas as vezes desaprovam com o olhar. Se isso acontecer não se preocupe, é apenas uma diferença cultural, faça a egípcia e siga pleníssima para mais um dia maravilhoso em Cape Town.



69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page