top of page
  • Foto do escritorbrazbab

3 Praias fora dos roteiros convencionais que você precisa conhecer.

Atualizado: 7 de ago. de 2022

Se você está planejando viajar para África do Sul provavelmente já sabe que a região de Western Cape tem algumas das paisagens e praias mais incríveis que você vai conhecer. Eu vou acreditar que você, assim como eu, é apaixonadx por sol e mar, e que viver maravilhosos dias de praia está no topo da sua lista de prioridades, acertei?

A boa notícia é que você vai encontrar muitos textos, blogs e páginas falando sobre praias para conhecer durante a viagem, a notícia não tão boa assim, é que normalmente essas páginas de conteúdo falam sobre as praias mais conhecidas ou mais turísticas, que na minha humilde opinião nem sempre são as mais incríveis para se conhecer, e esse foi um dos motivos pelos quais preparei esse texto em especial.


Quando falamos em roteiros na Cidade do Cabo você facilmente encontra menções sobre Camps Bay, Clifton Beach e Muizenberg, praias bem diferentes entre sí e as mais conhecidas do roteiro. Camps Bay é o bairro mais fancy e badalado da cidade, enquanto Clifton reúne os jovens descolados que se reúnem em tribos ao longo de Clifton 1, 2, 3 e 4. Já Muizenberg beach é point da prática de surf e famosa praia das casinhas coloridas. Se você chegou até aqui e tá achando que eu não gosto ou não recomendo essas praias, se enganooooou meu bem... eu recomendo sim esses roteiros e particularmente vivo em Clifton 2 quando estou na África do Sul, mas sabe quando você quer conhecer mais do lugar de verdade? Quando você quer fazer o que os locais fazem e ir nos locais que eles frequentam? Quando você pensa sobre a sua cidade, você acha que os turistas conseguem conhecer a cidade de verdade? E quando você está conhecendo uma cidade nova?


São muitas perguntas, eu sei, mas se você quer conhecer a Cidade do Cabo além do “para turista ver” eu te apresento três praias fora do roteiro convencional e que você precisa conhecer... Chega de conversa e bora pras dicas?


Foto: Reprodução_Glen Beach

1. Glen Beach

Glen Beach é uma das praias mais locais da Cidade do Cabo, pouquíssima gente conhece e frequenta essa praia e por isso mesmo é uma das minhas preferidas. Esse pedacinho de areia branca cheio de paz e tranquilidade fica exatamente entre Camps Bay e Clifton 4, é bastante frequentada por surfistas e por jovens moradores.

A vista é incrível, uma vez que você está aos pés da Montanha Doze Apóstolos, em frente a um infinito de água cristalina e com a Lions Head de vigia. Aqui a temperatura da água também é bastante fria e a formação de ondas é bastante propícia para a prática de surf, também é um roteiro típico para “dates” com locais, e uma boa opção de praia para ir com amigos, ou sozinhx, se você estiver em um momento relax e de encontro com você mesmo. Por ser uma praia quase secreta existe uma certa dificuldade de encontrar vendedores ambulantes nesta região, por isso a minha recomendação é que você leve sua própria cesta para um pic nic, prática super comum na cidade.


A minha dica pessoal é vá durante a semana, a tarde, quando quiser um momento totalmente chilling para colocar os pés na areia, ouvir o barulho do mar, ler o seu livro favorito ou simplesmente viver esse momento com você mesmx.

Foto: Reprodução_ Llandudno Golden Hour

2. Llandudno

Llandudno é uma praia bem diferente das demais, basicamente natureza é a palavra-chave por aqui. Por estar mais afastada da região urbana o cenário por aqui é de vida selvagem e natureza intocada, nesta praia você está rodeado por vegetação, montanhas, pedras e mar, tá bom pra você?


Llandudno Beach é a praia perfeita para a prática de surf, a formação de ondas aqui é bem intensa e a temperatura da água é ainda mais fria do que em Clifton ou Camps Bay, sim isso é possível acredite. Essa praia tem uma grande extensão de areia bastante frequentada por jovens descolados e surfistas, por aqui você também precisa levar suas próprias bebidas e snacks para o pic nic e vá preparado para passar o dia por lá.


Se você estiver com pouco tempo e não tiver o dia inteiro disponível, esse roteiro é uma boa opção para fazer pré ou pós Bay Harbour, que é um dos Food Markets mais bacanas de Cape Town e acontece semanalmente em Hout Bay. Se você quiser saber mais dicas sobre mercados, comida e bebida também pode dar um confere na nossa página de Comer & Beber.


Pouca gente sabe, mas existe uma “praia secreta” em Llandudno, uma pequena extensão de areia entre as pedras. Mas como todo bom secret spot não é fácil assim de acessar e pode ser um pouco perigoso, pois você precisa acessar pela água (geladisímaaaaa) e só é possível fazer esta travessia com a maré baixa e obviamente retornar antes que a maré cresça também.

Foto: Reprodução_ Saint James Sunny

3. Saint James

Saint James é literalmente de tirar o folego e uma das praias mais instagramáveis desta baía. Sabe aquela imagem de praia “gringa” que todos nós temos na cabeça? Você pode encontrar tudo isso em Saint James!

Para começar existe uma ferrovia ativa a beira mar, por isso você não consegue acessar a areia diretamente, precisa pegar um acesso por baixo dos trilhos e caminhar até a beira, o que inicialmente pode parecer bem mais ou menos, pois você esta em um túnel de concreto antigo e com algumas pichações, mas você já viu isso né? Bom, a luz no fim do túnel é uma piscina natural de água cristalina, com temperatura agradável, rochas de todos os tamanhos e formatos, uma sequencia de casinhas coloridas enfileiradas a beira-mar, e lá longe no horizonte o mar verdinho encontra as montanhas... Eu sei, eu sei, da vontade de ficar por lá mesmo!


Eu, particularmente, acho Saint James uma das praias mais bonitas visualmente, e também amo a passagem por lá por que a temperatura da água é perfeita para você ficar de molho o dia inteiro, a vibe também é bem sábado de praia, com muitas famílias e crianças brincando, correndo e pulando pra lá e pra cá.

Você pode aproveitar e incluir o destino no roteiro de Muizenberg, a distância entre as praias é de aproximadamente 3km, bem fácil né? Agora se você quiser descobrir todos os roteiros de praias em Western Cape, aproveita e da um confere lá no nosso guide de Praias, são mais de 50 praias para todos os gostos, bolsos e perfis.


E aí curtiu as dicas? Comenta aqui embaixo se você vai tentar ou já conhece algum desses roteiros. Aaaah e fica á vontade para sugerir também outras praias que você adora, combinado?


30 visualizações0 comentário
bottom of page