Conheça a First Thursday, o maior movimento de arte, gastronomia e badalação da África do Sul.

Atualizado: 7 de ago.

Se você se identifica com a gente e com o nosso conteúdo até aqui, certamente as palavras: arte, balada, gastronomia e agito são música para os seus ouvidos, não é mesmo? Neste post você vai descobrir que existe um evento único que mistura tudo isso, e para melhorar: acontece uma vez por mês.




Baladas em Cape Town

A First Thursday, que em português significa Primeira Quinta, é um evento fixo do calendário Sul Africano que existe exclusivamente para celebrar a vida e compartilhar o que ela tem de melhor: comida, bebida, música e arte.


O movimento, que acontece em várias cidades do mundo, começou na África do Sul em Cape Town e depois Johannesburg também entrou na onda. Tem por objetivo principal promover e fomentar a arte e a cultura no país. Por isso, mensalmente neste dia, muitas Galerias, Estúdios e Museus ficam abertos ao público em horários estendidos e de forma gratuita, com mostras especiais, artistas convidados e muitas vezes também com coquetéis e drinks for free. ;)


Se você tem uma imagem de arte conservadora e entediante, não se engane, porque aqui o que você vai encontrar é absolutamente o contrário disso. A First Thursday é um movimento jovem e de ocupação urbana, que começa com tour pelas galerias de arte e acaba com muitos drinks, comidinhas especiais e um giro de baladas maior ainda. Tudo isso num circuito pelo centro da cidade que pode ser feito todo a pé!


Enquanto as galerias enchem os olhos dos visitantes, os restaurantes e bares preparam também um cardápio especial para alimentar o corpo e alma. Além de menus exclusivamente desenvolvidos com drinks e pratos consagrados, Chefs convidados e criações inovadoras, rola também uma série de ofertas e promoções para que você possa desfrutar de tudo isso sem doer no bolso.


Você pode pegar o roteiro da First Thursday de cada mês no site do evento. (https://first-thursdays.co.za) Lá é possível encontrar todos os locais participantes, horários de funcionamento e outras informações. A maioria das acomodações também tem o roteiro impresso, é só pedir.


Legal demais né?


Temos um roteiro de sucesso! Até aqui você já passou pelas principais galerias de arte, viu muita obra incrível, movimentos consagrados, até curtiu uns drinks especiais de graça, aproveitou um jantar sensacional com seus velhos e novos amigos, e agora é hora do nosso momento preferido (sim, aqui na Let’s somos todos rolezeiros e baladeiros de plantão): Hora de ir pra balada!


Se na programação normal Cape Town já é um prato cheio para os baladeiros, na First Thursday é tanta opção que você quase não sabe onde ir primeiro, e com certeza não vai conseguir ir em todas as baladas. Então faça as suas escolhas e aproveite ao máximo. Pra te ajudar vamos listar aqui uma sequência das nossas três preferidas para você maratonar.



Bree Street First Thursday

Comece pela Bree Street. Aqui rolam várias festas em paralelo e você pode aproveitar a programação na rua que é fechada exclusivamente para o evento. Por aqui rolam DJs especiais e vários food trucks de comida e bebida, tudo bem democrático e acessível. Mas para aproveitar o melhor da Bree Street aconselhamos que você vá cedo.

Se preferir um ambiente interno, mas ainda assim super descolado e descontraído, o Bree Station é sem dúvida o seu lugar. O espaço é totalmente inspirado nas estações do metrô londrino e conta com uma decoração ímpar! No térreo você encontra um ambiente de bar e mesas, com um cardápio repleto de cervejas e drinks exclusivos.Aqui também é possível experimentar narguiles de vários tipos e origens. Já no subsolo a festa é garantida, e o destino é outro: a pista de dança, com muita música e badalação!


O tempo passou e já é hora da próxima balada. Anota essa dica: na First Thursday você precisa fazer tour entre as festas! É praticamente um crime não aproveitar toda a programação do dia, ok?



Arcade cape Town

Depois da Bree, Street ou Station 😝, nossa próxima parada é o Arcade Cape Town, um lugar que também mora no nosso coração. Por aqui a balada esquenta um pouco mais tarde, por volta de 22h. Em Cape Town a maioria das baladas encerram às 2h, por isso o nosso “tarde” é bem diferente do deles, não esqueça.


O Arcade é de fato uma balada, com espaço externo e interno, bar central, DJs que tocam principalmente música eletrônica, pop e hip hip, além de algumas áreas de lounge, para quem busca um espaço mais confortável. A galera por aqui é sem fim, além de ser um público bastante bonito e selecionado.


Pra turma que ainda tem gás e já está puxando o hit “... eu não vou emboraaa, eu nãooo vou embora...” a gente encerra com o After do After: A Reset



Reset Cape Town

A Reset existe com o objetivo de ser um After Party, e a proposta aqui é bem diferente das demais. O espaço tem estrutura e cara de Club, com muita música eletrônica, show de luzes e efeitos especiais. Aqui você precisa pagar pra entrar, o que não é necessário na maioria das baladas em Cape Town, mas é uma das poucas opções que valem a pena depois das 2 da manhã, então a gente super recomenda.



Fim de roteiro e da energia, certo? Não existe um evento pós First Friday, mas se existisse certamente seria ficar na praia o dia inteiro sem pensar, nem fazer nada, e é só isso que a gente conseguiria. E você ainda encara balada na sexta depois dessa maratona?


43 visualizações0 comentário